segunda-feira, 29 de abril de 2019

Bolo mousse de chocolate

Bolo Mousse de Chocolate
Vão precisar de:

12 colheres de sopa (180ml no copo medidor) de farinha de espelta ou aveia
4 colheres de sopa de cacau em pó puro
1 pitada de sal
1 colher de chá de fermento em pó
4 colheres de sopa de azeite
10 colheres de sopa de bebida vegetal ou leite que prefiram
1 colher de chá de aroma de baunilha (opcional)
200g de tâmaras (ingrediente para bolo e mousse)
200 + 150ml de bebida vegetal ou leite que prefiram
200g de chocolate preto de boa qualidade (75% cacau ou chocolate para culinária sem açúcar)
Ganache de chocolate
60g de chocolate preto
água morna ou café q.b. (aproximadamente 5 colheres de sopa)
Confecção:

Comecei por colocar as tâmaras a hidratar em 200ml de leite quente (tempo mínimo será 15 minutos; se puderem ter meia hora é o ideal). Triturei com a varinha magica até ter um creme macio.
Untei e forrei com papel vegetal o fundo e o lado duma forma de fundo amovível de 22cm de diâmetro. Pus o forno a aquecer a 180ºC.
Numa tigela misturei os ingredientes secos do bolo: farinha, cacau, sal, fermento. Juntei o azeite, o leite, o aroma de baunilha e 8 colheres de sopa do creme de tâmaras. Voltei a misturar tudo muito bem com o batedor de varas manual.
Verti a massa obtida sobre a forma de levei ao forno cerca de 15 minutos (espetem um palito e retirem quando sair limpo).
Enquanto o bolo esteve no formo preparei a mousse. Coloquei o chocolate a derreter em banho maria.
Passei o restante creme de tâmaras para uma tigela, adicionei 150ml de leite e misturei. Quando o chocolate já estava cremoso, adicionei-o e voltei a misturar bem.
Entretanto o bolo estava pronto e verti o preparado de mousse sobre ele. (Notas: 1. Não é necessário deixar arrefecer o bolo para colocar o preparado de mousse; 2. O preparado de mousse é liquido, não se preocupem que ele vai enrijecer ao arrefecer.)
Deixei arrefecer um pouco á temperaturas ambiente e depois levei ao frigorifico para enrijecer cerca de 4 horas.
Para o ganache de chocolate de chocolate, derreti o chocolate em banho maria. Fiz um copo de café instantâneo. Quando o chocolate estava em creme, retirei debaixo da água quente e, aos poucos, uma colher de sopa de cada vez, fui misturando bem o café. Deve ficar um creme fluido, pois vai enrijecer logo que seja colocado em cima da mousse fria.
Desenformei o bolo e retirei cuidadosamente a tira de papel vegetal que estava a forrar o lado. Verti o ganache no centro da mousse já enrijecida e espalhei em circulo com a parte de trás duma colher de sopa.
Receita do blogue panelinha de sabores





Sem comentários:

Enviar um comentário